top of page

Lean

Nós ajudamos nossos Clientes a implantar os princípios e práticas LEAN THINKING para transformar-se em uma Organização LEAN que entrega alto valor agregado.

 

 

O que é o LEAN?

LEAN é uma filosofia de gestão com base no Sistema de Produção Toyota (TPS).

Com Lean Thinking ( ou Pensamento Enxuto ), você será capaz de aumentar o valor para os seus clientes, melhorando e facilitando o fluxo do processo e eliminando desperdícios ( MUDA, em japonês).

Simplificando, com Lean, você será capaz de aumentar a produtividade e criar maior valor para o cliente com menos recursos.

Nossos consultores irão trabalhar com você para desenvolver um processo Lean que começa com a compreensão do fluxo de valor de produtos e serviços sob a ótica do Cliente. O objetivo final é a eliminação total dos desperdícios e gargalos de seus processos de negócios com foco em desenvolver valor agregado ao Cliente.

Para atingir este objetivo, vamos guia-lo na absorção da mentalidade e comportamentos Lean Thinking, aplicar técnicas e ferramentas de Lean, bem como criar sistemas de gerenciamento Lean para agilizar seus fluxos de valor para atingir os objetivos de rentabilidade, produtividade e satisfação do Cliente.

 

Benefícios do Lean

Ao eliminar o completamente desperdício e inflexibilidade de fluxos de valor, as organizações serão capazes de criar processos que exigem menos recursos, menos tempo, menos esforço humano, menos espaço e menos capital. Os benefícios do Lean incluem:

 

  • Melhoria na velocidade

  • Melhoria da qualidade

  • Redução dos custos operacionais

  • Redução no inventário

  • Melhoria na satisfação do cliente

  • Melhoria da rentabilidade

Princípios do Lean

De acordo com James Womack (autor de “Lean Thinking: Banish Waste and Create Wealth in Your Corporation”), cinco princípios LEAN podem ser usados em implementação . São eles:

 

  • Especifique o valor da perspectiva do cliente.

  • Identifique o fluxo de valor para cada família de produto ou serviço.

  • Crie o fluxo do produto ou serviço.

  • Entregue quando o cliente puxa a partir de suas operações.

  • Gerencie buscando a perfeição.

O que é valor ?

No pensamento Lean, todas as atividades de uma organização podem ser agrupadas em duas categorias:

 

  • atividades que agregam valor e;

  • atividades não agregam valor ou desperdícios.

 

Atividades que agregam valor transformam matérias-primas e informações em produtos ou serviços que o Cliente está disposto a pagar.

 

Exemplos incluem emitir pedidos de compra, atendimento ao público, emissão de pedido, montagem de peças e entrega de mercadorias aos clientes.

 

Atividades que não agregam valor adicionam custos, consomem tempo, espaço ou de outros recursos, mas não criam valor para os clientes. O Cliente não está disposto a pagar por essas atividades.

 

Exemplos são espera por processar, mover entre setores ou postos, armazenar, pesquisar, contar, verificação, inspeção, testes, revisar e obter aprovações. Estas atividades são consideradas como desperdícios e devem ser eliminadas, combinadas, simplificadas ou reduzidas.

 

Além disso, existem ações que precisam ser feitas por causa de regulamentações governamentais e os requisitos do negócio. Exemplos incluem auditorias internas, indicadores de desempenho, a manutenção das instalações e equipamentos, etc. Uma vez que estas atividades são necessárias, nós poderíamos as marcamos como Regulamentação / Requisito sem valor agregado. Essas atividades são seguidas para a eliminação gradual durante o processo de melhoria contínua.

 

Ao abordar desperdícios a partir de um processo de negócio end-to-end, não só podemos melhorar o valor de seus produtos e serviços da sua empresa, mas você também pode alcançar uma redução de custos significativa, reforçar o fluxo de caixa e atingir um perfil mais competitivo.

Oito tipos de Muda (do japonês, Desperdícios)

Os oito tipos de desperdícios que podem ser encontrados em uma organização encontram-se ilustrados abaixo.

 

 

1. Desperdício de Espera

Definição - tempo ocioso ocorrido como resultado de esperar por outro processo, máquina, ferramenta, material ou informação.

 

Exemplos - filas de e-mail; esperando para ser servido; espera por instruções, aprovações, informações ou decisão; aguardando obtenção de esclarecimentos (devido à falta de clareza das comunicações); downtime de equipamentos / sistema; pessoa esperando por outra pessoa; pessoa esperando por máquina; máquina esperando por pessoa; espera entre tarefas ou projetos.

2. Desperdício de Transporte

Definição – Esforço gasto em mover-se de um lugar para outro; um esforço desperdiçado no transporte de materiais em processo  e acabados para dentro ou fora de armazenamento, ou entre processos.

 

Exemplos - Layouts de plantas/escritórios mal planejados, fazendo pessoas e informações e produtos deslocarem-se desnecessariamente; dupla ou tripla manipulação; vários locais de armazenamento; sistemas de transporte inflexível.

3. Desperdício de Movimento

Definição – Movimento extra físico e mental que não agrega valor ao produto ou serviço.

 

Exemplos - Alcançar, flexão ou movimento desnecessário e com má ergonomia devido a um defeito layout de escritório/posto de trabalho; procurando informações na internet, intranet ou unidade compartilhada; busca de ferramentas ou arquivos; falta de trabalho padronizado (TP) para execução de atividade/operação. Manuseio de documentação de trabalho.

4. Desperdício de Sobre Processamento

Definição - Adicionar o excesso de valor ao produto ou serviço que não é exigido pelo Cliente.

 

Exemplos - repetida entrada manual de dados; múltiplos formatos para a mesma informação; aprovações redundantes (inspeção de itens já inspecionados no processo); documentação excessiva; relatórios excessivos; proporcionar mais qualidade do que é requerido; peças desnecessárias / substituição de sistema.

5. Desperdício de Retrabalho / Defeitos

Definição - Não é atender as expectativas do Cliente na primeira vez (FTQ); retrabalhar ou corrigir o trabalho.

 

Exemplos - erros de entrada de dados,falhas, retrabalho, reparos ou substituições; falta de informação, falta de especificações ou registros perdidos; controles de processos pobres o mal definidos; gestão de subcontratados para corrigir falhas; horários ou informações incorretas; julgamentos inadequados antes plena implementação; bens perdidos ou danificados; recursos humanos suplementares para inspecionar.

6. Desperdício de Sobre Produção

Definição - Produzir mais do que o que o Cliente precisa; Produzir mais rápido do que o Cliente exige.

 

Exemplos – Criar relatórios/impressão que ninguém precisa/ usa; Exceder necessidades do Cliente; Exceder  o escopo do contrato; comprar de itens antes de serem necessários; estocagem de inventário ou de produção antes do previsto; fluxo de material desnivelado; produzir mais para "compensar" as perdas de produção, como defeitos.

7. Desperdício de Inventário

Definição - Construir ou armazenamento de produtos ou serviços extras que o Cliente não tenha solicitado.

 

Exemplos - Os formulários de inscrição que exigem informações duplicados ou demasiadas que não são necessárias para o processamento; arquivos esperando para ser trabalhado; grande número de equipamentos devido à baixa utilização; matérias-primas extras, excesso de produtos em processo ou acabados; material com vida útil vencida em estoque; campanhas maciças de retrabalho quando os problemas superficiais; má técnica de gestão de inventário – FILO (primeiro que entra, último que sai) em vez de FIFO (primeiro que entra, primeiro que sai).

8. Desperdício Intelectual

Definição - Não utilizar o tempo e os talentos das pessoas.

 

Exemplos - não se engajar ou ouvir funcionários na busca de soluções; falta de informação ou compartilhamento de melhores práticas em toda a organização; funções de trabalho incompatíveis com conjuntos de habilidades.

Contate-Nos

Para discutir como podemos ajudar a sua  organização a implementar LEAN, entre em contato conosco.

bottom of page